Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Petiscos saborosos


Com a chegada do Inverno nada melhor do que convidar um grupo de amigos e fazer uns petiscos gostosos para comemorar a vinda do tempo frio e a possibilidade de estar  num ambiente de convívio e bem-estar.


Receitas fáceis e caseiras


PÃO DE ALHO

Ingredientes
3 dentes de alho
100g de manteiga temperatura ambiente
salsa fresca
pão(ciabalta)

Preparação
Pré-aqueça o forno a 200c.º.Misture o alho com a manteiga e a salsa e bata tudo até conseguir uma pasta.
Com 1 faca afiada faça umas incisões no pão.Pegue numa folha de alumínio e coloque o pão no meio,use a faca para espalhar a  manteiga de alho entre as fatias. Embrulhe o pão e leve -o ao forno durante 10m.Depois é só servir.
Bom apetite.

COGUMELOS SALTEADOS

Ingredientes
400gr de cogumelos
100g de Bacon
2 colheres de salsa picada
2colheres de manteiga
2 dentes de alho
1 cebola
sal e pimenta q.b

Preparação
Lave muito bem os cogumelos .Numa frigideira coloca a manteiga e deixe aquecer,junte os cogumelos e o Bacon, deixe-os saltear em lume brando com a frigideira tapada,cerca de 10 m.Tempere com sal  e pimenta.Junte a seguir os alhos a salsa e a cebola picadinhas.Deixe ficar a apurar durante + 5 m.
Sirva e bom apetite

OVOS COM ESPARGOS

Ingredientes
um frasco de espargos verdes
6ovos
2dentes de alho
1colher de sopa de manteiga
1fio de azeite
sal e pimenta q.b
tiras de presunto

Preparação
Coloque numa frigideira a manteiga e o fio de azeite,os alhos picados,deixe estar um pouco até que os alhos mudem de cor,adicione os espargos inteiros e faça-os rolar na frigideira para que fiquem estaladiços e tomarem gosto,adicione os ovos batidos e as tirinhas de presunto ,tempere a gosto,e envolva tudo delicadamente,espere uns minutos até os ovos ficar cozidos.
Sirva e bom apetite.

ESPETADINHAS DE MELÃO COM PRESUNTO

Ingredientes
melão
fatias finas de presunto




Preparação
Com uma colher corte a polpa do melão em peq. bolas,espete 1 palito em cada bola  e por cima coloque uma tirinha de presunto.Simples e gostoso.Sirva e bom apetite.








OVINHOS RECHEADOS COM FIAMBRE E DELICIAS DO MAR

Ingredientes
ovos
delicias do mar
fiambre
maionese

Preparação
Cozer os ovos e parti-los ao meio retirando a gema(reservar as gemas).Picar as delicias e misturar com a maionese .Misturar o fiambre com as gemas reservadas,e rechear as claras com este preparado e decorar a gosto.






PIPIS

Ingredientes
1kg de miudos de frango
2cebolas
2 dentes de alho
1folha de louro
4 tomates maduros
1.5dl de vinho branco

Preparação
Lave os muidos em água temperada com vinagre.Descasque as cebolas e  os alhos,retire a pele do tomate e parta-os aos bocados.Leve um tacho ao lume e cubra o fundo com azeite,junte a cebola e os alhos picados,deixe alourar um pouco e junte os tomates e o louro.Tempere c sal pimenta e piri-piri.Deixe estufar um pouco e junte os muidos,envolva bem e regue com vinho branco.Deixe cozer bem. Rectifique os temperos se necessário.Sirva e bom apetite.


Grissinis com presunto
12 grissinis (ou biscuits)
12 fatias de presunto cru (ou peito de peru ou presunto cozido)
2 xícaras de folhas de manjericão fresco
1 xícara de azeite
1 dente de alho
4 colheres de sopa de queijo ralado
Preparação: 
No liquidificador, bata o manjericão com o azeite e o alho (já espremido). Coloque uma pedrinha de gelo para manter o manjericão fresco. Bata até ficar homogéneo e depois misture o queijo ralado. Pegue os grissinis e enrole o presunto (como na foto). Sirva com o pesto de manjericão (que também fica óptimo com os espetinhos de tomate).

Vinagrete de azeitona com torradas de alho
Ingredientes 
vinagrete: 
  • 2 tomates picados sem sementes, 
  • 1 cebola pequena picada bem fininho, 
  • 10 azeitonas verdes picadas sem caroço,
  • 1/4 de xícara de azeite e oliva; 
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 pitada de açúcar e 1 pitada de sal.
Para a torrada: 12 fatias de pães tipo baguete, 2 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de alecrim picado (ou oregãos ou tomilho), azeite e pimenta branca moída a gosto.

Para o vinagrete, misture tudo e reserve. Para a torrada, misture o alho com o alecrim, o azeite e a pimenta e passe sobre as fatias. Leve ao forno até dourar.