Translate

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Gravidez-enjoos matinais,aleitação...

Os enjoos típicos da gravidez podem ser evitados


Mulheres grávidas,digam adeus aos enjoos matinais.Uma simples vitamina poderá ajudá-las a reduzir o mal-estar que por vezes acompanha as primeiras alegrias da maternidade.
Ao que parece,a vitamina B6 (piridoxina)alivia as náuseas e os vómitos que ocorrem de manhã durante os primeiros meses de gravidez.
Durante um estudo efectuado 31 mulheres gravidas receberam de 8 em 8 horas,durante 3 dias,doses de 25 miligramas de vitamina B6. Antes do início da experiência ,15 dessas mulheres tinham sentido problemas de enjoo de manhã.Outras 28 mulheres grávidas tomaram comprimidos de açúcar em vez de vitamina B6,entre essas 28 voluntárias ,10 queixavam-se de enjoos matinais antes do início da experiência. Após 3dias de tratamento,só 8 das 31 mulheres que tinham tomado vitamina B6 continuavam a sofrer vómitos  Em contraste,das 28 mulheres que haviam tomado comprimidos de açúcar 15 continuavam a sofrer de vómitos  Os suplementos de vitamina B6 parecem ter atenuado as náuseas e reduzido os vómitos durante os primeiros meses de gravidez.A quantidade diária de vitamina B6 recomendada a mulheres gravidas é de 2,2 miligramas.Quanto às mulheres que não estão grávidas ou não amamentam um filho,apenas precisam de 1,6 miligramas diários de vitamina B6.

Alguns conselhos para aliviar os enjoos matinais:

  • Evite as refeições copiosas,em vez disso,tome refeições mais leves e mais frequentes, distribuídas por todo o dia.
  • Evite as refeições ricas em gordura,dê preferência aos glúcidos:massas,pão e cereais.
  • Não abuse dos comprimidos de ferro,que,ao que parece,podem provocar náuseas em algumas mulheres.Pergunte ao seu médico se tem mesmo necessidade de ferro,pois possivelmente  a sua alimentação já conterá ferro em quantidade suficiente.
A carne de frango,o peixe,os rins,o fígado e os ovos são boas fontes naturais de vitamina B6. Estes alimentos fornecem quase meio miligrama de vitamina B6 em cada 100 gramas.
Também podemos referir ,soja,a aveia,os produtos a base de trigo integral,o amendoim e as nozes.

Proteja o seu filho que vai nascer

Vários estudos indicam que os suplementos de ácido fólico antes e durante a gravidez podem ajudar a prevenir determinadas anomalias no nascituro tais como mielodisrafia e anencefalia.
Fontes naturais de ácido fólico: espinafres crus,couves, brócolos,alface,ervilhas frescas ou congeladas,arroz,pão,frutos e nozes,feijão....

Aleitação

Uma criança amamentada ao seio corre menos riscos de se tornar diabética  Por si só,esta é já uma boa razão para alimentar o bebé de forma natural.
Para além disso, através do leite materno,sobretudo do primeiro leite ,o colostro  que sobe 3 ou 4 dias depois do parto,a criança recebe uma grande quantidade de sais minerais,de vitaminas e de anticorpos que vão protege-la contra a doença a doença durante  os primeiros tempos de vida.Outra grande vantagem é que este gesto cria fortes vínculos entre a mãe e o filho, proporcionando à criança a primeira experiência de uma relação intima e harmoniosa e gratificante com um outro ser humano.

Misturas a evitar
O álcool e os medicamentos alopáticos sobretudo os antidepressivos e até mesmo as aspirinas,na medida do possível  tal como o tabaco,sobretudo nas primeiras semanas após o parto.

Aleitação dolorosa
 Em caso de sensibilidade excessiva dos mamilos,quer os seios fiquem ou não gretados,prepare e aplique compressas de creme homéodora entre as mamadas.

Se o leite diminuir em quantidade ou em qualidade

A mãe deve beber bastantes líquidos e procurar ter uma alimentação rica em produtos farináceos(batatas,lentilhas e feijões),assim como em pão integral,mel,frutos,cenouras,funcho,levedura de cerveja e laranja.

A criança e a mãe estão...ligadas

Convém saber que muitas emoções passam no leite materno,emoções fortes como o medo tornam o leite mau para a criança,tendo isto em mente,procurar-se-á que o ambiente seja calmo e sereno para crianças,ainda mais do que habitualmente.

Seja feliz e faça o seu filho feliz


1 comentário:

comente