Translate

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Interceptar - Dores de cabeça-saiba tudo

Interceptar a dor de cabeça
Pode ir apenas de uma sensação um pouco irritante s uma incapacidade terrível.Afecta tanto os homens como as mulheres ou as crianças e pode despontar,sem aviso,a qualquer hora,estragando o resto do dia.Por ano,afecta pelo menos 30% da população.É uma dor de cabeça e transformou-se numa queixa que todos podemos compreender,pois todos nós já a experimentamos.
Há várias espécies diferentes de dores de cabeça ,cada uma delas tem uma causa própria  e requerem tratamentos igualmente diferentes.
           A primeira coisa a fazer é descobrir qual a espécie de dor que está a sentir.

A cefaleia de tensão
É a espécie mais comum de dor de cabeça de que as pessoas parecem sofrer.Este tipo de dores aparecem quando o dia se torna frenético na escritório,quando o seu filho adolescente põe musica demasiado alta e se recusa a baixar o volume,ou quando depois de um dia inteiro de correria,sem um pouquinho de descanso se sente completamente exausto.
         As cefeleias de tensão tendem a afectar toda a cabeça em lugar de afectar apenas uma secção do crânio. As pessoas descrevem-nas muitas vezes,como um peso no cimo da cabeça ou uma ligadura apertada à sua volta,pode durar dias a fio e parecer várias vezes por semana ou por mês.

O que fazer:Tente algumas destas medidas para aliviar a tensão

  • Tente evitar situações tensas que possam desencadear este tipo de dores,respire fundo 10x,relaxe  conscientemente os ombros,mãos e músculos do queixo que estejam tensos.Caminhe durante um curto espaço de tempo,de forma a acalmar e clarificar as ideias,ouça música calma e relaxante.
  • Faça exercícios de alongamentos para aumentar a corrente sanguínea e regular a respiração:medite ou reze.
  • Massaje delicadamente as têmporas e a testa com os dedos.
  • Evite mascar pastilhas.
  • Tente dormir,muitas x uma sesta rápida.
  • Experimente aplicar um emplastro quente nos ombros e no pescoço de forma a relaxar os músculos,colocar uma compressa quente de tecido na testa e um emplastro quente na cabeça poderá também ser uma ajuda.
  • Experimente tomar aspirina.
  • Consulte o oftalmologista para que ele lhe faça um exame aos olhos,muitas x ,as pessoas que têm problemas de visão esforçam e semicerram os olhos.
  • Durante a próxima consulta ao seu médico dentista,informe-o de que sofre de dores de cabeça,por x elas podem ser a causadas por problemas dentários como é o caso de uma infecção  num dente,maxilares desalinhados,nascimento dos dentes do ciso ou de problemas nas articulações do maxilar.
Enxaqueca
É outro tipo vulgar de dor de cabeça,estas dores concentram-se,normalmente,na parte da frente da cabeça,com um ponto doloroso ocasional num dos lados,perto das têmporas  Mesmo quando toda a cabeça envolvida,muitas pessoas queixam-se de uma dor latejante.Pode durar mais do que 48 horas.Sofrem também de náuseas e de vómitos e são,além disso,muito sensíveis à luz.Há mesmo quem se queixe de diarreia.

O que fazer:Tente algumas destas medidas para aliviar a tensão
  • Procure descobrir aquilo que lhe pode ter provocado a enxaqueca-os alimentos,as situações etc...A melhor forma de o fazer é apontar cuidadosamente tudo o que faz durante o dia,aponte os alimentos que ingeriu e aquilo que fez nos 2 dias anteriores ao seu aparecimento.Alguns alimentos comuns que provocam enxaquecas são o chocolate,as bebidas com cafeína alimentos salgados e bebidas alcoólicas.
  • Tente fazer refeições regulares.
  • Evite luzes muito claras,especialmente a do sol-
  • Decida o que é melhor para si:se o calor,se o frio,algumas pessoas conseguem algum alivio aplicando emplastros gelados na cabeça e compressas frias na testa,outras preferem usar compressas quentes.
  • Experimente ingerir bebidas claras e gaseificadas,como sprite.
As dores de cabeça de sinusite
São provocadas por uma formação de fluídos e de pressão nas cavidades da cabeça,esta espécie de dor provoca uma sensação de pressão no interior- como se fosse explodir ou estourar.
        Muitas pessoas que sofrem deste tipo de dor de cabeça têm uma sensação de pressão por detrás dos olhos,ao longo da testa,por baixo das sobrancelhas,ao longo do nariz e mesmo por baixo dos olhos,chegando  até a sentir uma sensação de volume nos ouvidos.É tipicamente pior da manhã,melhorando ao longo da tarde,piora com o clima frio e húmido,quando há uma alteração de clima.

O que fazer:Tente algumas destas medidas para aliviar a tensão
  • Tome um duche de água quente,a corrente do duche ajudará a descongestionar os seios perinasais e a aliviar a dor.
  • Beba muitos líquidos,estes ajudarão a drenar e a descongestionar as cavidades nasais.
  • Tome descongestionantes e anti-histamínicos.
  • Aplique um pano para lavar o rosto,embebido em bastante água tépida-por cima do nariz, nas faces e na testa.

A dor de cabeça em cacho
Não é muito comum,aparece muito rapidamente e dura apenas cerca de 1 hora  a dor é muito intensa,chegando por x a imobilizar.Normalmente, envolve  a cabeça,os olhos ,o pescoço,a face e as têmporas. Os homens sofrem mais com esta dor.

O que fazer:Tente algumas destas medidas para aliviar a tensão

  • Para que possa obter alívio,tente diminuir no tabaco e corte nas bebidas alcoólicas.
  • Como as dores de cabeça em cacho aparecem e desaparecem muito rapidamente,os analgésicos não surtem efeitos contra elas,em x disso experimente aplicar compressas na testa e um saco de gelo na cabeça,de modo a obter uma alivio rápido.
  • As pessoas que não obtém qualquer alivio com compressas frias,devem tentar aplicar compressas quentes no rosto.
  • As pessoas que sofrem de dores de cabeça crónicas deste tipo,deverão consultar um médico que lhes prescreva um medicamento preventivo e lhes reduza a frequência destas dores de cabeça.

Para prevenir as dores de cabeça basta adoptar algumas medidas simples na rotina diária:
- Criar rotinas para as refeições
- Fazer uma alimentação saudável
- Reduzir o álcool e cafeína
- Manter um bom número de horas de sono
- Não desidratar
Deve evitar:
- O stress
- Não irritar-se
- Ler ou estudar com pouca luz

Investigadores sugerem que uma aspirina,quando tomada todos os dias ajuda a diminuir o risco de enxaquecas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

comente